Sem nenhuma sobra de dúvida a cultura digital tem trazido mudanças significativas nos vários campos da educação. Na alfabetização e no letramento tem-se uma nova maneira de perceber e conhecer a escrita utilizando-se de diferentes linguagens, onde o aluno pode interagir para aprender e comprender o que antes ele apenas via escrito ou desenhado nos antigos livros de alfabetização. Percebemos que as crianças têm uma enorme capacitadade de usar o computador e mesmo sem saber ler ou escrever corretamente conseguem utilizá-lo facilmante.
Quando trabalhamos com o hipertexto têm-se uma gama de informações disponiveis de forma direta e imediata, onde o aluno pode, através de links, viajar por diversas páginas, tornando-se uma grande vantagem para o aluno, mas o hipertexto apresenta também suas desvantagens, e uma delas é o aluno se desorientar com as inúmeras informações disponíveis, sendo necessário que a leitura seja feita acompanhada de um orientador no caso das crianças e dos adultos procurar acessar apenas os textos que lhe interessa, tomando cuidado para não se desviar do seus objetivo principal.
A Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita na medida em que procuramos utilizar os seus recursos para produzir um texto, na pesquisa e na forma como interagimos através dos e-mails e nas salas de bate-papo.
O computador e a Internet sem dúvida servirão de estímulo à leitura, pois leva o usuário a diferentes ambientes e culturas. Não acredito que eles se tornarão uma ameaça, mas é importante ressaltar que qualquer tipo de ferramenta utilizada na educação ou com outro objetivo deve-se sempre ter cuidados e atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário